COM CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO DIA DO BRINQUEDO, ABRINQ PREVÊ SEGUNDO SEMESTRE DE CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA
Cenário é de recuperação, com crescimento para o ano projetado em torno de 5%, segundo a ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes do Brinquedo.
©Abrinq/Reprodução
Campanha de valorização do brincar para o Dia da Criança, com o tema é: Dia das Crianças é dia de brinquedo pra todo mundo.
Tradicionalmente o período mais forte da indústria do brinquedo, o segundo semestre do ano vem reforçado pela ABRINQ com campanha de valorização do brinquedo no mês da criança.
Embalada pela bem-sucedida realização em março da 40ª feira ABRIN, a quinta maior feira do setor do mundo, a Associação Brasileira dos Fabricantes do Brinquedo, na visão de seu presidente, Synésio Costa, prevê recuperar terreno e fechar o ano com crescimento em torno de 5%, algo como R$ 10 bilhões. “As variáveis conspiram a nosso favor”, observa, certo de que 1.300 novos lançamentos vão contribuir para isso.
A manutenção do crescimento do setor se dá há uma década. Para ficar com dados dos últimos cinco anos, a indústria do brinquedo, de acordo com a ABRINQ, passou de R$ 7.290 bilhões em 2019 para R$ 7.545 bilhões (2020), R$ 8 601 bilhões (2021), R$ 9.118 bilhões (2022) e R$ 9.465 bilhões (2023). “Temos motivo para nos orgulharmos das nossas lutas contínuas para a manutenção do mercado nacional”, observa Synésio Costa.
O presidente da ABRINQ entende que as bases do mercado para um grande salto de crescimento do brinquedo no Brasil estão sendo estruturadas, inclusive para que 70% dos brinquedos vendidos sejam produzidos localmente, e apenas 30% importados.
Mantidas as variáveis atuais, o setor deve manter o crescimento contínuo da última década, de acordo com Synésio Costa. E a sazonalidade das vendas, segundo a estatística anual da entidade, segue anos anteriores, concentradas em mais de 50% nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para abastecer as lojas no Dia das Crianças e Natal.
No último ano as importações, em sua maioria concentradas na China, decresceram de 77,34 para 75,80%, dando espaço para a indústria nacional aumentar sua produção.
O tema é: Dia das Crianças é dia de brinquedo pra todo mundo.
Mais que uma campanha, estamos lançando um movimento pelas nossas crianças, que encontram nas brincadeiras a oportunidade única para desenvolverem a criatividade e sonharem com o futuro.
O Dia das Crianças está chegando para nos lembrar do nosso papel como pais, mães, cuidadores e educadores.
Vamos brincar mais com nossas crianças. E aproveitar essa data para doar aquele brinquedo que nossos filhos não usam mais, mas que podem fazer a alegria de outra criança.
Dia das Crianças é dia de brinquedo pra todo mundo.
©Abrinq/Reprodução
A Abrinq convida cada brasileiro para resgatar a magia de brincar.