Com alta de 7,71%, vendas a prazo no Dia das Crianças crescem pelo segundo ano seguido, apontam CNDL/SPC Brasil
Mesmo com resultado no azul, movimento neste ano é 1,30% menor do que as vendas do período pré-crise. Desemprego e incerteza eleitoral ainda impactam confiança do consumidor

As vendas a prazo nas duas semanas anteriores ao Dia das Crianças cresceram 7,71% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A alta de 2017 sucede um crescimento de 8,25% observado no mesmo período do ano passado. Já entre 2015 e 2016, as vendas haviam caído -3,59% e -12,20%, respectivamente.

Crianças

Apesar das vendas para o Dia das Crianças acumularem dois anos seguidos de alta, o movimento nas lojas ainda não recuperou as perdas aprofundadas no período da recessão econômica. Mesmo com a alta de 7,71% em 2018, as vendas a prazo amargam um resultado 1,30% menor do que em 2014, por exemplo.

Para o presidente da CNDL José Cesar da Costa, o crescimento das vendas é positivo, especialmente, quando se considera que o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do período natalino. “O balanço é positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos. Ainda assim, o cenário é desafiador para os próximos meses, uma vez que há incerteza por conta das eleições e o desemprego segue limitando o poder de compra das famílias”, pondera o presidente.

Neste ano, segundo levantamento do SPC Brasil e da CNDL, os presentes mais procurados seriam roupas e calçados (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%), com um gasto média de R$ 187,00.

Metodologia

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro deste ano.

Vendas para o Dia das Crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

Indicador subiu 2,7% em 2017
Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2018 as vendas do comércio para o Dia das Crianças aumentaram 2,2% quando comparadas aos resultados de 2017. Dessa forma, o indicador para a data comemorativa subiu novamente após ter sido de 2,7% em 2017. Em 2016 e 2015 as vendas nesta data haviam apresentado quedas de 4,2% e 3,4%, respectivamente.

Em comparação com as demais datas comemorativas do ano, o Dia das Crianças acompanha o maior otimismo do consumidor em suas compras, mesmo que em um ritmo menor.

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista SCPC, cuja abrangência é nacional. Para este Dia das Crianças foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 12 de outubro de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 1 e 12 de outubro de 2017.

Dia das Crianças registra ticket médio de R$ 132,57 no varejo nacional, de acordo com Linx

Paulistas foram os que mais gastaram nas duas primeiras semanas de outubro, enquanto o Amapá teve a média mais baixa do Brasil
Outra entidade que divulgou dados referentes ao valor médio de gastos registrados no período de Dia dos Crianças foi a Linx, especialista em tecnologia para 41,3% do varejo nacional de acordo com a IDC. Considerando o desempenho de grandes lojas, food service, moda e postos de combustíveis entre 1º e 14 de outubro, o ticket médio foi de R$ 132,57 no País.

Segundo a empresa, o pico de vendas ocorreu no dia 11, véspera da data comemorativa. Em todo o Brasil, o Estado de São Paulo foi o que registrou a média de valor mais alta, com R$ 222,78. Já o Amapá acumulou o montante mais baixo, R$ 69,08.

Entre as regiões, São Paulo liderou no Sudeste, enquanto o Paraná somou o maior ticket médio do Sul, com R$ 196,57. No Nordeste, o destaque foi a Bahia, com R$ 155,42, e o Acre assumiu a ponta no Norte, com R$ 163,39. Por fim, o Distrito Federal despontou no Centro-Oeste com R$ 186,25. O retrato extraído pela Linx foi feito com base em notas fiscais eletrônicas emitidas pela fatia de mercado atendida pela empresa.

 
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