Brinquedos interativos e educativos se destacam nesta edição da feira Abrin
Com 128 expositores em sua 35ª. edição, a feira desse ano tem como mote "Brinquedo faz o mundo melhor", e deve atrair cerca de 15 mil visitantes

ABRIN – A 35ª Feira Internacional de Brinquedos, que acontece entre 5 e 8 de março, no Expo Center Norte em São Paulo, vai apresentar mais de 1.200 lançamentos em brinquedos que abastecerão o varejo durante todo o ano. O tema dessa edição é "Brinquedo faz o mundo melhor".
A última edição do evento teve um crescimento de 12,3% e recebeu 15 mil visitantes, sendo 8 mil compradores. Além disso, a ABRIN é responsável por movimentar 25% do faturamento anual da indústria nacional de brinquedos e a quarta maior feira do setor do mundo e maior da América Latina. 
O objetivo da feira é impulsionar os fabricantes a fortalecer as vendas no começo do ano, a prospectar novos compradores e ampliar sua carteira de clientes. A ABRIN é o ponto de encontro anual do setor e atrai um varejo diversificado como lojas de brinquedos, papelarias, bazares, armarinhos, supermercados, entre outros.
De acordo com o presidente da ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Synésio Batista da Costa, o ambiente do brinquedo é favorável e com a manutenção do Programa de Integração Produtiva no Mercosul, entre outras medidas, será possível tomar de volta 70% do mercado para a indústria nacional em até quatro anos.

Baby Alive (Hasbro) na linha dos bebês realistas que encanta de crianças a colecionadores. A Mimo lança As Princesas da Disney que também viraram bonecas em uma linha baby e a Elka, com o Buzz Lightyear, cujos são os personagens que ganham bonecos na linha Infantil. Bonecos articulados de jogares da Liga Europeia são a grande aposta da Maccabi Art na feira

"Encerramos 2017 com mais 800 empregos diretos criados na indústria e mantendo o crescimento contínuo de uma década, perfazendo 9,5% diante de 2016, que foi de R$ 6 bilhões", diz.  
O fato da indústria nacional importar mais peças dos países do Mercosul ajuda a baratear a produção brasileira e a combater a importação em sua maioria vinda da China. "O setor manteve o número de fábricas, num total de 380, e a mão de obra estimada em quase 33 mil postos de trabalho, entre próprios e terceirizados", completa o presidente da ABRINQ.

Jogos de tabuleiro fazem a diversão da criançada, nos destaques da Grow e Galápagos

Outras atividades do evento
O evento contará também com o ABRIN Talks, que são palestras rápidas e gratuitas. Nessa edição, os representantes de alguns dos maiores estúdios de entretenimento do mundo (Maurício de Sousa, Disney, Mundo Gloob, Warner Bros, Nickelodeon e Universal), agências de licenciamento (Redibra e EndemolShine Brasil) e líderes em pesquisa, inovação, consumo e marketing (ReclameAqui, Play, PDV Active, Accera e Trianons) serão os palestrantes.

Os temas abordados são: casos de licenças de sucesso, marketing nas redes sociais, gestão e tecnologia aplicadas ao varejo, comportamento de consumo infantil e o poderoso mercado geek em alta por conta do cinema, TV e internet.
Pelo segundo ano consecutivo, a ABRIN realiza as Rodadas de Negócios. Em dois dias de reuniões – 6 e 7, das 9h às 13h – as empresas expositoras que se inscreverem ganham a oportunidade de entrar em contato direto e pessoal com potenciais e novos clientes e apresentar os lançamentos e produtos de forma mais objetiva e direcionada.

O sucesso da série infantil Detetives do Prédio Azul (DPA) promete embalar a quinta participação da Abrakidabra, assim como o novo filme da série Jurassic World

Os compradores são convidados a partir da avaliação do seu volume de compras, nicho de atuação, perfil da loja e necessidade de ampliação do mix, entre outros critérios. A partir daí, é feito o cruzamento de informações para identificar os expositores que oferecem produtos e serviços que atendam às necessidades destes clientes e as reuniões são agendadas. Elas acontecem fora dos estandes, num ambiente reservado e exclusivo, e não têm qualquer custo adicional para expositores ou compradores. 

Brinquedos pedagógicos se destacam na feira
Os brinquedos pedagógicos, que foram desenvolvidos para estimular as habilidades na primeira infância são o destaque da feira. Eles são fabricados predominantemente com insumos naturais – madeira, tecidos, papelão – e em escala quase artesanal. Confira alguns lançamentos:
- A Orange Toys (Laranjal Paulista/SP) apresentará em primeira mão produtos didáticos em estilo de montagem de blocos, com funcionalidades que estimulam as funções cognitivas e motoras da criança. Uma das novidades é um caminhão e um trator que transportam toras de madeira, três kits de cozinha, compostos por talheres, panela, frigideira, assadeira e um pau de macarrão para meninos e meninas.

O cubo mágico (Cubber Brasil) é sempre um desafio

- A Mário Brinquedos (São Paulo/SP) traz um novo conceito em brinquedos educativos, pois na compra de um livro, a criança ganha um brinquedo especial.
- A CIM Toys – Companhia de Ideias e Marcas (Itupeva/SP) durante a ABRIN, lança de uma linha de 1ª infância com produtos com luzes e sons que despertam a atenção da criança.
- A Adijomar (Laranjal Paulista/SP) apresenta em torno de 20 lançamentos na ABRIN, com destaque para três produtos licenciados da marca Bubu e as Corujinhas. A coleção Truck Baby, com dois caminhões coloridos voltados para crianças a partir de 3 anos, e o Unicórnio, também em vinil com acessórios, são outras novidades que serão apresentadas.

- A Estrela apresenta a linha Baby Madeira com cinco itens, entre eles blocos que podem ser usados por crianças a partir dos dois anos de idade para montar cenários e veículos, e pistas de corrida, indicadas a partir dos três anos. Oferece também brinquedos que mantêm a tradição de colaborar com o desenvolvimento motor. E para os bebês e seus pais, a fabricante desenvolveu a linha Soft & Friends, com personagens que servem como belos presentes para a maternidade e decoração.
- A Kuga Brinquedos (São Paulo/SP) participa da feira com o lançamento do monta-desmonta, um brinquedo de montar articulado, construído por peças com vários tipos de encaixe, com formas e cores diferentes. Desenvolvem a coordenação motora e a imaginação das crianças.

A Mario Brinquedos fará o lançamento oficial dos produtos Science4you, entre eles o microscópio. A Xalingo tráz dentre os novos produtos o Refrigerador Mickey, na linha Faz de Conta

Confira, a seguir, alguns lançamentos da ABRIN 2018:
Estrela
Mostrará a linha Baby Madeira com cinco itens, entre eles blocos que podem ser usados por crianças a partir dos dois anos de idade para montar cenários e veículos, e pistas de corrida, indicadas a partir dos três anos. Oferece também brinquedos que mantêm a tradição de colaborar com o desenvolvimento motor. E para os bebês e seus pais, a fabricante desenvolveu a linha Soft & Friends, com personagens que servem como belos presentes para a maternidade e decoração.

Xalingo
Entre os novos produtos apresentados na Feira, estão a Cozinha e Refrigerador Casinha Flor, o Refrigerados Mickey e Princesas, na linha Faz de Conta. As crianças poderão brincar de casinha com geladeirinhas com puxadores personalizados, dispenser de água, copo, forminha de gelos e suporte para ovos. 
A série Playground apresenta a coleção Fofossauros, composta por simpáticos dinossauros, feitos em plástico resistente, perfeitos para decorar áreas de lazer, quintais ou até mesmo varandas de apartamentos. Os lançamentos incluem um balanço, uma caixa de areia, gangorra individual e um triciclo. 
Os unicórnios, febre entre crianças e adultos, aparecem em triciclos com cores e estampas vivas e alegres, que vão encantar pais e filhos em passeios pelos parques e pracinhas. 

A principal novidade da Cim Toys é uma linha de primeira infância, com produtos interativos, cheios de cores, luzes e sons

A empresa gaúcha lança também o Pebolim Super Copa, um brinquedo clássico que tem tudo agradar pessoas de diferentes idades. Com as cores da torcida brasileira, o pebolim de madeira alia praticidade, qualidade e durabilidade.  Em seu estande na feira, a Líder Brinquedos oferece uma série de brinquedos "verde e amarelo" para animar a torcida. Os itens incluem as famosas cornetas e até uma pipoqueira para deixar mais agradável a experiência de assistir aos jogos da seleção brasileira na TV. Além de lançar um estojo em formato de ônibus de torcida para guardar a coleção dos divertidos jogadores e miniatura.

Brasbaby
A marca apresentará produtos como o Gymini Dinamic - da coleção Meadow Day -, um tapete de atividades versátil com arcos de movimento ajustáveis, que se adaptam à idade e ao estágio do bebê. Além disso, o brinquedo ainda permite que os pais gravem mensagens para seus filhos. Dentro da mesma linha, há, ainda, o Super Mat, um tapete extragrande com acessórios, o Móbile Take Along, com cinco músicas diferentes que podem tocar por até 30 minutos, sem interrupção, o Arco Sunny Stroll, que estimula a exploração sensorial e a aprendizagem por causa e efeito, e o Tiny Smat's, com bichinhos encantadores inspirados em exploradores como Colombo, Einstein, Marie Curie e Isaac Newton.

Fingerlings Unicórnio, cavalinhos interativos que reagem ao toque e são mais de 40 formas diferentes, são uma das apostas da Candide

Na linha K'S Kids, voltada ao desenvolvimento e o exercício do bebê, o brinquedo Meu Rosto Wayne tem um lindo rostinho em que a criança pode brincar com a fisionomia, aprendendo mais sobre as emoções. Mexendo nos olhinhos do boneco, sua expressão se modifica para feliz, triste, bravo ou sorrindo. 

Kuga
O Monta e Desmonta é um brinquedo completamente articulado, e construído por peças com vários tipos de encaixe. São formas e cores diferentes, que promovem uma nova descoberta a cada clique que a criança experimente fazer. A criança é estimulada a criar também formas, desenvolvendo a coordenação motora e a imaginação.  Cada caixa possui 24 peças coloridas, possibilitando a criação de vários tipos de carrinhos, robôs, animais e tudo mais que a imaginação permitir. 

Monta-desmonta, um brinquedo de montar articulado Kuga nesta edição da Abrin

Monte Líbano
Pás, baldes, regadores, ancinhos e tudo que todos os pequenos curtem como instrumentos para construir um belo castelo – e o que mais mandar a imaginação serão expostas na feira. Além dos brinquedos de praia, a marca também aposta em itens educativos para meninos e meninas, e nos licenciados – desta vez, os principais são inspirados na Hello Kitty, no Super Friends, Playskool e Praydooh.

Evamax
A empresa, que é especializada em produtos de EVA, apresentará um novo modelo de tapete em EVA, que funciona como protetor térmico e proteção anti-impacto. Feito de material 100% reciclado, macio e lavável, o tapete é ideal para ser utilizado em brinquedotecas, quartos, escolas e parquinhos indoor. 

Super Massa Unicórnios, da Estrela, que vem com moldes para fazer laços, asas, estrelas, coroas, arco-íris, corações e diamantes

Adijomar
Lançará ao todo 20 novos produtos, com destaque para a Casinha Educativa da Bubu, fabricada em vinil atóxico, com peças coloridas e macias; o Jogo da Memória da Bubu, também todo em vinil; e a mascote Bubu com 20 centímetros de altura que também faz às vezes de cofrinho. 

Zoop Toys
Apresentará uma renovada linha para o uso ao ar livre, com o Scooter, um patinete com regulagem de altura e design ultramoderno, e quatro modelos diferentes da pistola d'água Water Gun Sturdy Style. O Estica e Puxa – Dino e Répteis oferece diferentes tipos de dinossauros e répteis feitos de borracha, que esticam e são gostosos de apertar. A linha das Princesas Mágicas inclui porta-joias com cinco lindos anéis e porta-maquiagem com diversos itens como secador de cabelos, escova, pente, espelho, perfume e esmalte.  Para os pequenos, a Zoop Toys traz o Patinho Amigo, ideal para incentivar o aprendizado das cores, sons e melodias, além de estimular a audição e desenvolver a habilidade motora da criança. 

Meeple BR Jogos apresenta seus produtos pela primeira vez na ABRIN, como o jogo de tabuleiro Colt Express

Abrakidabra
O sucesso da série infantil Detetives do Prédio Azul (DPA) promete embalar a quinta participação da Abrakidabra na ABRIN. Este ano, a empresa apresenta uma linha toda baseada no enredo da TV que conquistou crianças das mais variadas idades, em parceria com o canal Gloob. São cinco itens: Escutador de Mistérios, com o qual as crianças poderão analisar todos os tipos de som ao seu redor; o Walkie Talkie, para que elas possam se comunicar com seus amigos detetives; a Caneta Invisível, para escrever e descobrir mensagens misteriosas; a Mão Pega Pistas, para que os pequenos investigadores recolham vestígios sem deixar rastros; e o Examinador de Pistas, para desvendar todos os mistérios usando um compartimento com lupa de aumento. 
O novo filme da série Jurassic World, que chega aos cinemas em junho, também inspira um novo produto da Abrakidabra. O Mundo dos Dinossauros apresenta cinco esqueletos de dinossauro para montar, de três espécies e dois tamanhos diferentes. 

Zoop Toys traz o Patinho Amigo, Scooter, um patinete, e quatro modelos diferentes da pistola d'água Water Gun Sturdy Style, além do Estica e Puxa – Dino e Répteis feitos de borracha

Cim Toys
A principal novidade da marca é uma linha de primeira infância, com produtos interativos, cheios de cores, luzes e sons especialmente criados para despertar a atenção da criança e promover seu desenvolvimento. 

Orange Toys
Apresentará em primeira mão produtos didáticos em estilo de montagem de blocos, com funcionalidades que estimulam as funções cognitivas e motoras da criança. Uma das novidades é um caminhão e um trator que transportam toras de madeira, três kits de cozinha, compostos por talheres, panela, frigideira, assadeira e um pau de macarrão para meninos e meninas.

Hasbro 
Além dos grandes clássicos da marca, a Hasbro desembarca na edição 2018 da ABRIN com inovações em sua linha de produtos.
Para tanto, a companhia, que faz sua décima participação na feira, apresentará, entre outras novidades, a versão mais interativa de todas do grande sucesso de vendas Baby Alive. A Meu Lindo Bebê responde a falas e toques com mais de 50 sons realistas, movimentos e expressões. Ela vem com um macacão removível, uma mamadeira com leite que desaparece, gorrinho, chupeta, mantinha e babador.

Evamax é especializada em EVA e apresenta novo modelo de tapete lavável e macio. Além dos brinquedos de praia, a Monte Líbano também aposta em itens educativos para meninos e meninas. Brasbaby apresenta uma série itens para facilitar a rotina em casa com o bebê

Os fãs dos heróis e vilões da Marvel agora têm uma nova maneira de colecionar os personagens. As Mighty Muggs Marvel Sortidas são figuras de 15 cm que, quando têm sua cabeça apertada, mudam de expressão. São três "caras" diferentes para agitar a brincadeira.

Adijomar trará ao todo 20 novos produtos, com destaque para a Casinha Educativa da Bubu e a coleção Truck Baby, com dois caminhões coloridos

O jogo Fica Frio! é inspirado no "Desafio tente não rir", um viral da internet que testa a habilidade dos participantes em manter a calma sob pressão. Os jogadores usam um dispositivo e têm que ficar tranquilos enquanto o outro time tenta fazê-los perder a linha com ações que vão desde elogios até dancinhas engraçadas. Quando alguém ri ou fica com vergonha, o dispositivo toca um alarme.

Candide
Lançará o Skyroad, um drone que é, ao mesmo tempo, também um carro. Ele voa e se movimenta no solo, tem sete funções, vai para todas as direções e, enquanto se comporta como drone, tem quatro canais e função Gyro. Há também o Copter Hero do Spiderman e do Batman, helicópteros com a figura dos heróis. Com os Horripilóides é possível gravar uma frase para que ele repita "com voz de monstro".
Há também o KK Móvel, que é um rádio controle com textura realista perfeito para bagunçar com os amigos. E ruídos engraçados são a especialidade dos Create Creatures, criaturas interativas com luzes e movimentos. E um dos principais lançamentos é o Fingerlings Unicórnio, cavalinhos interativos que reagem ao toque e são mais de 40 formas diferentes.
Para que as crianças possam criar seus próprios personagens, a marca apresenta o Smooshins Maker Kit Surpresa, composto de um molde surpresa, uma incubadora, dois kits de acessórios, dois suportes, 2 refis e uma ferramenta, que permite dezenas de combinações diferentes.  E os mini-chefs também poderão experimentar suas habilidades diante de uma churrasqueira de brinquedo, perfeita para preparar comidinhas para a família e amigos. É a super-realista Friggi Friggi – Barbecue, em que se coloca água em um compartimento, escolher o alimento e escutar o famoso barulhinho.

Líder Brinquedos promete abastecer a torcida brasileira com itens verde e amarelo mirando a Copa do Mundo

Jogos de tabuleiros
Os jogos de tabuleiro voltaram a ganhar popularidade nos últimos anos. Esse tipo de jogo estimula o raciocínio, concentração, criatividade e interatividade e faz com que as horas passem de forma bastante agradável. A indústria brasileira de brinquedos oferece uma grande variedade de jogos de tabuleiros e grandes empresas do segmento vão aproveitar a ABRIN 2018 para apresentar as novidades.
A Galápagos Jogos conta com centenas de títulos em seu catálogo. Um dos destaques da é o Zombicide, um jogo cooperativo para até seis jogadores, com missões de 20 minutos a 3 horas em que os participantes precisam sobreviver num mundo invadido pelos mortos-vivos. Recria os personagens e as tramas de franquias do cinema e em séries de TV, como Guerra dos Tronos, Star Wars e O Poderoso Chefão.
Apresenta também jogos que recriam o universo dos videogames de forma analógica ou que conversam com plataformas digitais. É o caso do Loony Quest, em que os participantes se armam de canetinhas para traçar as melhores rotas num jogo que mistura elementos dos games 2D e dos tabuleiros. O XCOM abraça o mundo digital e proporciona uma experiência cooperativa em tempo real com um aplicativo para celular ou computador que se incorpora à jogabilidade e aumenta o suspense da partida.
A empresa apresenta uma nova versão do seu clássico War com temática viking, que pode ser disputada segundo as regras já conhecidas ou outras diferenciadas. Outro clássico, o Perfil, ganha duas novas edições – uma delas, de Esportes. Além disso, apresenta novos modelos de quebra-cabeças, tanto para crianças quanto de franquias de sucesso como Harry Potter.
Já a Meeple BR traz para o Brasil uma linha de quebra-cabeças com imagens produzidas por Frank Frazetta, mestre da ilustração por trabalhos com qualidade para histórias em quadrinhos. Apresenta também o Colt Express, um jogo de tabuleiro cheio de ação e reviravoltas, em que os jogadores precisam roubar um trem em movimento (que vem em 3D) no velho oeste. E para os amantes de piratas, a empresa oferece a novidade Dead Men Tell no Tales, em que os jogadores têm que entrar num navio pegando fogo, lutar contra a tripulação e soldados esqueletos e fugir com o ouro.

Brinquedos pedagógicos se destacam na feira
Os brinquedos pedagógicos, que foram desenvolvidos para estimular as habilidades na primeira infância são o destaque da feira. Eles são fabricados predominantemente com insumos naturais – madeira, tecidos, papelão – e em escala quase artesanal. Confira alguns lançamentos:
- A Orange Toys (Laranjal Paulista/SP) apresentará em primeira mão produtos didáticos em estilo de montagem de blocos, com funcionalidades que estimulam as funções cognitivas e motoras da criança. Uma das novidades é um caminhão e um trator que transportam toras de madeira, três kits de cozinha, compostos por talheres, panela, frigideira, assadeira e um pau de macarrão para meninos e meninas.
- A Mário Brinquedos (São Paulo/SP) traz um novo conceito em brinquedos educativos, pois na compra de um livro, a criança ganha um brinquedo especial.
- A CIM Toys – Companhia de Ideias e Marcas (Itupeva/SP) durante a ABRIN, lança de uma linha de 1ª infância com produtos com luzes e sons que despertam a atenção da criança.
- A Adijomar (Laranjal Paulista/SP) apresenta em torno de 20 lançamentos na ABRIN, com destaque para três produtos licenciados da marca Bubu e as Corujinhas. A coleção Truck Baby, com dois caminhões coloridos voltado para crianças a partir de 3 anos, e o Unicórnio, também em vinil com acessórios, são outras novidades que serão apresentadas.
- A Estrela apresenta a linha Baby Madeira com cinco itens, entre eles blocos que podem ser usados por crianças a partir dos dois anos de idade para montar cenários e veículos, e pistas de corrida, indicadas a partir dos três anos. Oferece também brinquedos que mantêm a tradição de colaborar com o desenvolvimento motor. E para os bebês e seus pais, a fabricante desenvolveu a linha Soft & Friends, com personagens que servem como belos presentes para a maternidade e decoração.
- A Kuga Brinquedos (São Paulo/SP) participa da feira com o lançamento do monta-desmonta, um brinquedo de montar articulado, construído por peças com vários tipos de encaixe, com formas e cores diferentes. Desenvolvem a coordenação motora e a imaginação das crianças.

Outras atividades do evento
O evento contará também com o ABRIN Talks, que são palestras rápidas e gratuitas. Nessa edição, os representantes de alguns dos maiores estúdios de entretenimento do mundo (Maurício de Sousa, Disney, Mundo Gloob, Warner Bros, Nickelodeon e Universal), agências de licenciamento (Redibra e EndemolShine Brasil) e líderes em pesquisa, inovação, consumo e marketing (ReclameAqui, Play, PDV Active, Accera e Trianons) serão os palestrantes.
Os temas abordados são: casos de licenças de sucesso, marketing nas redes sociais, gestão e tecnologia aplicadas ao varejo, comportamento de consumo infantil e o poderoso mercado geek em alta por conta do cinema, TV e internet.
Pelo segundo ano consecutivo, a ABRIN realiza as Rodadas de Negócios. Em dois dias de reuniões – 6 e 7, das 9h às 13h – as empresas expositoras que se inscreverem ganham a oportunidade de entrar em contato direto e pessoal com potenciais e novos clientes e apresentar os lançamentos e produtos de forma mais objetiva e direcionada.
Os compradores são convidados a partir da avaliação do seu volume de compras, nicho de atuação, perfil da loja e necessidade de ampliação do mix, entre outros critérios. A partir daí, é feito o cruzamento de informações para identificar os expositores que oferecem produtos e serviços que atendam às necessidades destes clientes e as reuniões são agendadas. Elas acontecem fora dos estandes, num ambiente reservado e exclusivo, e não têm qualquer custo adicional para expositores ou compradores.
 
1997-2018 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados