Após quatro dias de muito movimento, negócios, relacionamento e conteúdo, a ABRIN 2022 recebeu mais de 13,6 mil profissionais de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
©Eduardo Santos
Encerrada no dia 16 de março, após quatro dias de muito movimento, negócios, relacionamento e conteúdo, a ABRIN 2022 recebeu mais de 13,6 mil profissionais de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
O varejo, público focado na realização de negócios com as marcas expositoras, representou quase metade deste total, 45% - em 2020, foi 35%. Em números absolutos, a quantidade de lojistas e distribuidores desta edição foi de 1.200 a mais do que na anterior.
A ABRIN 2022 recebeu também um grande número de visitantes internacionais, vindos de 20 países não só da América Latina, mas também dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Portugal, Lituânia, Paquistão e outros.
Abertura
Logo no domingo (13 de abril), dia da abertura, a quantidade de visitantes que passaram pelo credenciamento da Francal Feiras, promotora do evento em parceria com a ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, foi avaliado como acima das expectativas pelas marcas expositoras (veja depoimentos abaixo).
Com 132 expositores e 1.500 lançamentos, a ABRIN 2022 abasteceu o mercado para as datas comemorativas mais importantes do setor, Dia das Crianças e Natal. Neste ano, as compras foram garantidas principalmente pela indústria nacional, que segundo a ABRINQ, recuperou mercado dos chineses e atualmente responde por 75% da produção.
“Foi um dos melhores primeiros dias dos últimos anos”, diz Synésio Costa, presidente da ABRINQ, a respeito da abertura do evento no domingo, dia 13.
No segundo dia da ABRIN 2022, 14 de março, Synésio Costa forneceu aos jornalistas os números de 2021 da indústria de brinquedos, de acordo com o dirigente, o setor fechou 2021 com faturamento de R$ 7,8 bilhões, 4% acima de 2020 (R$ 7,5 bilhões), ano que já havia superado o anterior.
Segundo ele, se mantidas as variáveis atuais, o crescimento deste ano deve evoluir para mais 6%, perfazendo R$ 8,3 bilhões para a indústria nacional. “Um mercado de R$ 12 bilhões pelo preço nas lojas”, estima.
O dirigente informou que em 2010 o consumo per capita de brinquedo no País era de 4 por pessoa, e no ano passado subiu para 11, o que fez com que a indústria nacional ampliasse o número de empregos gerados, hoje em torno de 36.500.
A sazonalidade das vendas, segundo a estatística anual da entidade, em 2021 seguiu anos anteriores, concentradas em mais de 50% nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para abastecer as lojas no Dia das Crianças e Natal.
No último ano as importações, em sua maioria concentradas na China, decresceram de 77,3% para 75,8%, dando espaço para a indústria nacional aumentar sua produção. Com isso o número de empregos gerados passou de 35.832 para 36.500.
A inflação no período para os brinquedos ficou em 5%. As vendas do setor em todo o mundo passaram de US$ 102 bilhões em 2020 para US$ 109,1 bilhões ano passado.
Prestigiada por mais de 200 influenciadores, a ABRIN foi durante os quatro dias de realização um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e mobilizou o mercado, fazendo o ecossistema do brinquedo respirar e viver negócios, informação, lançamentos e reconhecimento de marca.
Experiências e Conteúdo
Junto aos negócios, que permitiram ao varejo de brinquedos antecipar sua programação do ano todo, a ABRIN 2022 colaborou para que toda a cadeia acompanhasse as constantes transformações no comportamento dos consumidores e nos processos de gestão e marketing para melhorar seus resultados.
O evento ofereceu a seus visitantes um conjunto de experiências e conteúdo voltados às novas técnicas para modernizar as lojas, melhorar o atendimento aos clientes e aumentar as vendas. Com um conteúdo dinâmico e interativo, o ABRIN Talks traz especialistas de varejo com temais atuais e relevantes, ampliando conhecimento e contribuindo para o crescimento dos negócios.
Com 25 especialistas em diversas áreas e 16 horas de palestras dinâmicas e interativas, o ABRIN Talks apontou os temas mais atuais e relevantes para capacitar, conectar, inspirar e trazer inovação à rotina dos lojistas.
Dentro do conjunto de experiências oferecidas aos lojistas, a Arena ABRIN reuniu empresas especialistas em prover o varejo físico e digital com soluções tecnológicas para melhorar o atendimento, a gestão e os resultados. São elas: Linx, Infracommerce, Webjump, JET e Oto.
Segurança
A ABRIN 2022 ofereceu um ambiente seguro para todos seus visitantes e demais públicos ao seguir as determinações das autoridades quanto à exigência da comprovação de vacina para acesso ao evento.
Outras medidas sanitárias incluídas no protocolo desenvolvido pela Francal Feiras com base nas normas vigentes – aferição da temperatura, uso correto de máscara em todos os ambientes fechados, manutenção do distanciamento social e higienização constante das áreas comuns – reforçaram a segurança de todos que passaram pelo evento.
Palavra do Expositor
A ABRIN 2022 nos surpreendeu positivamente. Aumentamos o volume e a qualidade das negociações com representantes de todo o Brasil e, positivamente, recebemos novos clientes do Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e outros países da América Latina.
Roberto Cardeña, diretor-presidente da NIG Brinquedos
A ABRIN foi um grande presente, não imaginávamos que 2022 seria uma surpresa tão positiva. Desde domingo tivemos bastante movimento, muitos pedidos, e é assim que tem que ser.
Rebecca Konig, diretora da Pica-Pau.
A feira foi fantástica, sensacional e surpreendente! Um divisor de águas. O fato de ter iniciado em um domingo foi muito bom. Nós notamos que as pessoas se preparam para vir, e isso mostra como o Brasil é encantador, mesmo diante das dificuldades, somos uma locomotiva gigante que não para.
Carlos Cardoso, Sócio-Diretor da Cardoso Toys
O movimento deste ano superou a nossa expectativa. A gente não esperava o movimento que foi no primeiro e segundo dia. A feira, de uma maneira geral, foi muito boa.
Fabiana Maciel, supervisora de Marketing da Brinquedos Bandeirante
A ABRIN está muito bacana! O primeiro dia nos surpreendeu com muitas visitas ao estande, inclusive com clientes novos e pedidos fechados. E a estrutura está excelente.
Danielli Santos e Karina Santos, departamento Comercial da Buba
A gente gostou muito do movimento, não sabíamos como seria a aceitação do público. No final das contas, nos surpreendemos. Nosso estande ficou bem cheio todos os dias, os clientes vieram nos visitar e acabou sendo muito além das nossas expectativas.
Viviane Tamborim, gerente de Marketing da Fun Divirta-se/Barão Distribuidor
Acreditávamos que as pessoas estavam em busca de novidades. A feira foi muito boa, e os dois primeiros dias superaram as expectativas com bons negócios e grandes clientes que vieram de várias partes do país.
Alexandre Marques, gerente de Vendas da Pais e Filhos
A feira foi muito boa. Logo no domingo já tivemos uma agradável surpresa com milhares de pessoas circulando no evento. Nosso estande esteve lotado todos os dias, não paramos em nenhum momento, e acho que as pessoas estavam realmente querendo fazer novos contatos, novos negócios. Foi muito bom ter vindo e ter exposto.
Rodrigo Harsteln, diretor-presidente da Xalingo
Recebemos bastante visitas de lojistas de todos os cantos do País, além da presença de novos compradores e abertura de clientes. Também recebemos compradores da Colômbia e Estados Unidos.
Jéssica Belantani, analista de Marketing da Candide
Tivemos um dos melhores movimentos desde 2018, com abertura de novos clientes e outros que nem estavam previstos para visitarem a feira. Importante que recebemos a visita das grandes redes de varejo, o que é fundamental para o sucesso de uma feira deste porte. Além disso, recebemos compradores internacionais, como da Argentina e outros países da américa Latina.
Miguel Angls Solís, gerente Comercial da Sunny Brinquedos
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, visitou a ABRIN 2022 no segundo dia e se encantou com as novidades que vão fazer a alegria das crianças nas próximas datas festivas.
©Feira Abrin/Divulgação
|
|