O IMPACTO DO AUDIOVISUAL NO MERCADO BRASILEIRO DE BRINQUEDOS, SEGUNDO A CIRCANA

Pesquisa da Circana aponta que lançamentos de filmes impactaram os resultados das vendas em 2023 e a perspectiva segue positiva para este ano.



©Pexels/Circana/Divulgação

O cenário promissor para 2024 prevê uma série de lançamentos cinematográficos infantis que certamente impactarão o mercado de brinquedos no Brasil.

As estreias cinematográficas continuam a impulsionar as vendas de brinquedos, destacando-se como catalisadores significativos no comportamento do consumidor. Dados da Circana - empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo - apontam que em 2023 sete das dez licenças que mais cresceram estavam associadas a filmes e séries, solidificando a conexão entre a indústria do entretenimento e o mercado brasileiro de brinquedos.
Segundo a Circana, 2023 registrou resultados intrínsecos ao audiovisual em diversos segmentos do mercado de brinquedos no Brasil. A série "Wandinha", por exemplo, surgiu como um fenômeno, impulsionando a licença da Família Addams que registrou R$ 11 milhões em vendas. A boneca da icônica personagem conquistou um lugar no top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. O lançamento do live action “A Pequena Sereia” pela Disney, em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de bonecas da Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A licença Gabby's Dollhouse vendeu no ano passado cerca de R$ 17 milhões, devido ao sucesso da série na Netflix, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos.
Apesar de uma leve queda no acumulado do primeiro semestre, o filme da Barbie influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21%, em julho de 2023, tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no Brasil naquele mês. No primeiro semestre de 2023, Super Mario Brothers representou 42% do crescimento do mercado de brinquedos, destacando-se como um dos principais impulsionadores do segmento.

Perspectivas para 2024:
O cenário promissor para 2024 prevê uma série de lançamentos cinematográficos infantis que certamente impactarão o mercado de brinquedos no Brasil, incluindo:

• Kung Fu Panda 4, DreamWorks Animation (março)
• Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, Sony Pictures (março)
• The Garfield Movie, Columbia Pictures (maio)
• Divertidamente 2, Pixar/Walt Disney Pictures (junho)
• Meu Malvado Favorito 4, Universal Studios (julho)
• Moana 2, Walt Disney Pictures (novembro)
• Sonic 3, Paramount Pictures (dezembro)
• Mufasa: O Rei Leão, Walt Disney Pictures (dezembro)

A Circana antecipa que os futuros lançamentos continuarão a influenciar positivamente o comportamento de consumo, proporcionando oportunidades para o crescimento do mercado de brinquedos no Brasil ao longo de 2024. A relação intrínseca entre as produções audiovisuais e a demanda por produtos licenciados permanece como um fator crucial no impulso das vendas no setor.


©Circana

A empresa global de análise de dados antecipa que os futuros lançamentos continuarão a influenciar positivamente o comportamento de consumo nacional para este ano.