TRAGÉDIA CLIMÁTICA PROVOCA ENCHENTES E IMPACTA O MERCADO DE BRINQUEDOS GAÚCHO

A pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul está sendo devastadora também para os negócios dos brinquedeiros.



@arte Revista Brincar

A Capital Porto Alegre concentra a área mais afetada no Estado pela enchente histórica.

O Brasil inteiro está comovido com o drama vivido pela população do Estado sulista onde desde a última terça-feira, 30 de abril, quase 130 mil pessoas ficaram desalojadas, 291 estão feridas e outras 111 encontram-se desaparecidas, além do número de mortes, que nesta segunda-feira, 6 de maio, segundo a Defesa Civil, chegou a 84, mas que ainda pode subir.
Entre as indústrias de brinquedos localizadas no Rio Grande do Sul, a GGB Brinquedos tem destaque na produção e distribuição para todo Brasil.

Iracilda Boff, diretora da GGB Brinquedos concedeu um breve depoimento. Confira:
Revista Brincar: Sobre os acontecimentos de inundação, devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, como está a situação da GGB Brinquedos?
Iracilda Boff, da GGB Brinquedos: Nossa cidade (Caxias do Sul/RS) está bem no alto da serra. Alguns bairros mais baixos foram muito atingidos por desmoronamentos. Nossa empresa teve alagamento, mas não afetará a continuidade dos trabalhos.
Cidades próximas da serra foram imensamente atingidas. Desolador. Pessoas que perderam tudo. Muiiito (sic) triste!
Nunca vimos nada igual.
Revista Brincar: E quanto à distribuição dos produtos da GGB Brinquedos para o resto Brasil, como estão as estradas aí para vocês para o escoamento da produção, recebimento de materiais primas, etc?
Iracilda Boff, da GGB Brinquedos: Para o centro do País vamos conseguir dar seguimento, mas para o Rio Grande do Sul, zero.
Estradas para o centro do País começam a ser liberadas as barreiras.

Leonel Bittencourt, da 4B Feiras e Eventos, que está em preparação para o seu evento regional MultiExpo, de Gramado (RS), explica que a feira está prevista para acontecer entre 14 a 16 de junho. “Vamos aguardar mais um pouco para saber exatamente o que vamos fazer”, disse o organizador de eventos.

A Xalingo Brinquedos seguramente é a maior indústria de brinquedos da região Sul do Brasil e está localizada em Santa Cruz do Sul, no centro do Estado do Rio Grande do Sul, distante a 155 km de Porto Alegre.
Segundo informações da assessoria de imprensa da companhia: "A Xalingo foi pouco atingida pelos temporais. No momento, a empresa tem auxiliado alguns casos específicos, mas não deseja divulgar essas ações.”
A Xalingo conta com uma planta em Itupeva, interior de SP, e um centro de distribuição em Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina.
A empresa vai contar com o suporte das duas unidades.

A nossa reportagem segue para mais atualizações. Volte em breve para mais informações.