ACSP: 44,4% DOS BRASILEIROS PRETENDEM GASTAR MAIS NO DIA DAS CRIANÇAS EM COMPARAÇÃO A 2023

As perspectivas de vendas para 2024 parecem ser menos favoráveis do que as do ano passado, revela economista da ACSP.



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Entre os entrevistados que planejam comprar presentes para a data, 44,4% afirmam que gastarão mais do que em 2023

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn, 38,2% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia das Crianças, 39,3% responderam que não têm intenção de fazê-lo, enquanto 22,5% ainda não sabem. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, diminuiu fortemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e aumentou as relativas aos consumidores que não pretendem adquirir presentes e aos que ainda estão indecisos.
Entre os entrevistados que planejam comprar presentes para a data, 44,4% afirmam que gastarão mais do que em 2023, enquanto 34,4% têm a intenção de gastar menos. Em relação ao valor, a maioria (67,8%) pretende desembolsar entre R$ 50 e R$ 450.
Tal como observado na pesquisa do ano passado, a maioria das compras seria realizada em grandes redes do varejo (42,2%) e não em pequenas lojas. Também continuou predominando a intenção de adquirir os presentes de forma presencial, em lojas físicas (55,9%).
Na tabela abaixo, apresentamos as principais categorias de bens e serviços que compõem a intenção de compra dos 1.686 entrevistados em nível nacional, além da forma de pagamento, que pode ser à vista ou parcelada. É importante destacar que cada participante pôde escolher mais de uma opção de presente.

Itens mais preferidos

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Segundo a pesquisa, em geral, as intenções de compra revelam uma continuidade na preferência por artigos tradicionalmente adquiridos para a data

Em geral, as intenções de compra revelam uma continuidade na preferência por artigos tradicionalmente adquiridos para a data. Entre eles, destacam-se roupas, calçados e acessórios, que somam 27,0% das intenções, sendo o item mais mencionado. Outras opções populares incluem bonecas (15,8%), bolas de futebol (10,2%), bicicletas (11,5%) e carrinhos (12,4%).
Por outro lado, diferentemente do ano passado, diminuiu a importância da intenção de compra de itens eletrônicos (videogame, jogo/jogo de videogame, celular, computador/notebook/tablet).
A pesquisa também revela que, tal como foi observado no ano passado, se manteve a predominância da preferência por pagamento à vista para todas as categorias de bens e serviços consideradas na pesquisa, o que poderia ser explicado pelo ainda elevado custo do crédito, num contexto de excessivo endividamento familiar.
Por sua vez, a participação dos serviços, representados pelo ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático etc. (8,6%) e pelas viagens (5,5%), diminuiu em relação à pesquisa do ano passado, consolidando a baixa importância nas intenções de compra.
Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, de modo geral, as intenções de compra para o Dia das Crianças continuam sinalizando a maior preferência pelos itens tradicionais adquiridos na data.
"As perspectivas de vendas para 2024 parecem ser menos favoráveis do que as do ano passado, apesar do aquecimento vivido pela economia, o que poderia ser explicado pelos aumentos de preços de produtos básicos, que corroem o poder de compra das famílias, num contexto de elevado endividamento. Em todo caso, houve aumento importante no número de indecisos, o que poderia se constituir em oportunidade para os comerciantes aumentarem as vendas", completa Ruiz de Gamboa.

Vendas para o Dia das Crianças devem beneficiar cerca de 137 mil pequenos negócios em São Paulo
Os consumidores pretendem gastar R$ 245, em média, com presentes para o Dia das Crianças este ano, o que deve beneficiar cerca de 137 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Para 40% dos consumidores, o gasto com presentes para o Dia das Crianças será maior do que em 2023, enquanto 33% acham que gastarão o mesmo que no ano passado. Já 17% das pessoas entrevistadas acreditam que gastarão menos que em 2023. Por fim, 10% não fizeram compras no último ano.
Cada consumidor pretende comprar cerca de 3,4 presentes. O número de crianças presenteadas também varia: 36% afirmaram que vão presentear uma criança; 34% duas; enquanto 15% revelaram presentear três crianças. Outros 15% dos consumidores variam entre quatro ou mais crianças a serem presenteadas.
De acordo com o levantamento "Dia das Crianças 2024", os itens com maior intenção de compra para a data são os de brinquedos, citados por 49% dos consumidores; vestuário, calçados e acessórios mencionados por 42%; e jogos e quebra cabeças, opções na lista de 41% das pessoas consultadas.
Dos 137 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo que devem se beneficiar com o Dia das Crianças, 77 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 60 são mil micro e pequenas empresas.
"O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do varejo e os pequenos negócios precisam se planejar para aproveitarem bem a ocasião. Não basta apenas abrir a loja e ofertar os produtos, mas sim pensar estrategicamente como conquistar os clientes com uma boa divulgação, apresentação, qualidade dos produtos e bons preços para se destacar da concorrência", afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves.
De acordo com a pesquisa, os fatores mais levados em consideração para decidir o que comprar para o Dia das Crianças em 2024 são a idade da criança para 47% das pessoas entrevistadas, seguido pelo interesse e hobbies dos pequenos (42%). O orçamento disponível aparece como fundamental para 40% das pessoas consultadas.
Na hora de pagar, o cartão de crédito deve ser o mais usado - preferência de 74% das pessoas consultadas. O que não significa necessariamente que pretendem parcelar as compras, já que 73% apontam pagamento à vista, enquanto 57% afirmam que vão usar o Pix.
A pesquisa revelou, ainda, que 56% dos consumidores planejam a compra com antecedência, enquanto 21% pretendem aproveitar promoções e descontos.
Dentro do planejamento estão as fontes de informação para a compra: 55% tendem a consultar lojas físicas e 52% preferem a busca pela internet, principalmente por meio das redes sociais.
A compra presencial, no entanto, tem a preferência de 60% dos consumidores; e 21% afirmaram que devem comprar principalmente pela internet ou realizar a maioria das compras pelo meio digital. Mas vale destacar que o local da compra tem influência direta do preço para 30% das pessoas entrevistadas, enquanto 24% vão sempre buscar ofertas e promoções.