“NOSSO FOCO É PROPORCIONAR A EXPERIÊNCIA DO PRESENCIAL”, DIZ JONATHAN TADAYUKI

Gerente de Projetos da Koelnmesse Feiras, responsável pela organização da 56ª FIT 0/16 e 6ª Pueri Expo, fala dos eventos que aconteceram em abril no Expo Center Norte, em São Paulo e reuniram mais de 10 mil visitantes, como eventos de retomada.



©Koelnmesse Feiras/Divulgação

Jonathan Tadayuki, gerente de Projetos da Koelnmesse Feiras, responsável pela organização da 56ª FIT 0/16 e 6ª Pueri Expo.

Revista Brincar — Já passamos um tempinho que saímos do processo mais crítico de pandemia, em que as feiras presenciais não existiam e tudo mais. Estivemos no evento do ano passado, que era uma de transição e agora já está mais de consolidação. Estamos numa outra fase pós-pandemia, digamos assim, já estamos já estamos respirando outros ares, literalmente. Como você avalia a expectativa do expositor para um evento presencial de momento?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Olha Eduardo, a gente tem sentido muito a dificuldade do mercado. Vão falar assim, não só do nosso mercado propriamente, mais do nosso país como um todo. O posso ainda dizer como uma retomada, porque a gente está numa uma situação muito complicada. Eles (expositores) estão remando, estão caminhando. Escuto muito que a situação está complicada, está difícil, mas ainda assim, eu vejo que eles estão confiantes de participar no evento, porque o show está lindo. Você vê estandes maravilhosos aqui dentro da feira. O investimento para participação é muito alto, então acredito que eles estão muito confiantes, e animados com esse retorno da feira, até porque estamos dizendo que é um retorno, porque a gente não escuta mais falar de pandemia, então essa edição é a retomada de fato.
Revista Brincar — Vocês recebem visitantes do brasileiro inteiro e alguns até do dos países vizinhos. De visitantes estrangeiros, talvez alguns dos Estados Unidos e da Europa também. O que as feiras prepararam para esses visitantes, que estão vindo de locais mais distantes, e até mesmo para os locais daqui como atrativo?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Bom, a gente tem pensado no formato de projetos que possam atender o nosso público. Então o primeiro projeto que a gente lançou o ano passado, que foram as Rodadas de Negócios. Esse é o projeto que a gente visa conectar a América latina. Não só os países de fora, mas também os lojistas aqui do Brasil, para realizarem negócios, com os expositores aqui dentro do evento, que são participando do evento. Então é uma ação que fazemos aqui. Nós da promotora subsidiamos e trazemos esses compradores para ficar em frente-a-frente com os expositores, com as marcas expositoras, fabricantes que estão aqui participando da feira. E fora isso, a gente tem os desfiles, uma grade de palestras que é espetacular. A gente traz essa edição em especial. A gente trouxe muita tecnologia, muita informação. Conteúdo de como cuidar do seu negócio. A parte de soluções para o negócio, a Loja Conceito f+p Solutions, que é uma outra atração, mas a grade de palestras Trend Forum também tem muitos temas que o pessoal da f+p Solutions está participando.
Revista Brincar — Além disso, vocês têm a premiação das inovações.
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — A premiação, que é o PUERI TRENDS foi para a segunda edição esse ano, contamos com 8 categorias de produtos a serem premiadas, e aí convidamos especialistas de mercado para serem os jurados dessas inovações. Convidamos a Talu Concept, que é uma especialista do mercado baby. Ela que mora em Miami (EUA), veio para o Brasil só para fazer essa curadoria. No ano passado a gente só contou com ela, mas nesta edição a gente convidou mais 2 pessoas, que foi a Flávia, ela é do varejo, ela tem uma loja chamada Baby Kids, também temos o Emanuel, da Compare Baby que tem um canal no Youtube, em que ele faz testes de seu produto dentro do seu canal.
Revista Brincar — Tipo unboxing?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — É, exato.
Revista Brincar — Bem interessante! E agora falando das 2 feiras, a gente percebeu que a seção de Puericultura está bem representada nesse evento, talvez até, não sei se foi a minha percepção, ou a minha impressão, mas ela está dividindo um espaço do que era tradicionalmente da Fit 0/16, ou talvez esteja até maior. Essa é a realidade hoje aqui?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Sim. A Pueri tomou uma proporção, porque tivemos uma aceitação muito boa no mercado. Até porque a gente não tinha um evento exclusivo, único de puericultura, então ela acabou tomando esse espaço. Nós conseguimos consolidar o evento no Brasil e fidelizar a maior parte dos clientes que participam. Hoje a gente conta com as principais marcas, os Kplays participam aqui, por ser um evento único, totalmente exclusivo. Já com a Fit 0/16 infelizmente a gente está passando por um processo de mudança, de reestruturação, porque muitas empresas âncoras, que participavam no passado, acabaram se adaptando com o novo modelo de negócio, pós-pandemia, então a gente enxerga que eles migraram para o digital, migraram para o showroom, para economizar custos também. Então acabaram cortando um pouco o investimento na verba de feiras, e migraram para um modelo mais econômico, para a própria indústria.
Revista Brincar — De qualquer maneira falando do evento em si, ele também tem o canal digital? Como vocês estão trabalhando isso?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Na pandemia a gente desenvolveu uma plataforma, em formato de market place, que era o FPBiz. Então era um show case digital que a gente lançou. Nele o expositor tem total acesso a subir produto, subir descrição do produto e dentro dessa plataforma a gente consegue conectar digitalmente o lojista, com a marca que está participando da feira. Então ali ele tem acesso ao contato, ao e-mail, pode baixar o catálogo da marca, e assim a gente conseguiu proporcionar para o expositor essa experiência.
Revista Brincar — Mas isso continua agora?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Ele continua ativo, mas o foco maior nosso é o presencial.
Revista Brincar — Até porque é disso que a gente vive.
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Sim. A experiência do face-to-face, do tocar, a sensibilidade, isso o digital infelizmente ainda não conseguiu proporcionar.
Revista Brincar — Não vai ter um avatar, ou a inteligência artificial que vai proporcionar isso. Pelo menos por enquanto.
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Exato.
Revista Brincar — Mais alguma consideração que você gostaria deixar fazer a respeito das feiras?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — A gente está com uma expectativa alta para essa edição. Tivemos um pré-credenciamento muito acima do que foi o ano passado.
Revista Brincar — Qual é o número?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — No ano passado a gente teve 9.500 visitantes. Nossa expectativa era ter um crescimento de 10% de visitação para esse ano. Tivemos um pré-credenciamento acima do que tivemos de pré-credenciamento no ano passado, em torno de 80% de pré-credenciados. Então a gente está querendo bater essas marcas com 10% de crescimento sobre os 9.500.
Revista Brincar — Passar aí pelo os 10k?
Jonathan Tadayuki - Fit 0/16 e Pueri Expo — Para esse ano, um número acima de 10 mil visitantes.

Atualizado em 24 de abril de 2023.

Todo conteúdo e programação da PUERI EXPO 2023 pode ser acessado pelo site.

SERVIÇO
FIT 0/16 e Pueri Expo
Data: 24 a 26 de abril de 2023
Horário: 10h às 19h
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 -- Vila Guilherme, São Paulo, Brasil