“A PUERI EXPO TEM POOL DE MARCAS QUE CONSEGUEM ATENDER TANTO O PÚBLICO 'A', QUANTO O 'C/D'”, DIZ PATRÍCIA OLIVEIRA DA KOELNMESSE

A gerente de Projetos da organizadora da feira de puericultura fala na entrevista ao nosso diretor de Redação Eduardo Santos, que o evento “tem também carrinho menos tecnológico, que só atende a uma necessidade básica que é transportar o seu filho com segurança, isso porque a Pueri Expo, realmente consegue englobar esse pool de fornecedores mais diversos.”



@Estúdio WTF/Koelnmesse/Divulgação

Patricia Oliveira - Gerente de Projetos Koelnmesse, organizadora da Pueri Expo-2024

Revista Brincar: Eu gostaria que você falasse, hoje já estamos no segundo dia da feira, acho que você já teve uma boa ideia do que vocês conseguiram entregar, do foi o seu projeto inicial e até essa entrega final. Gostaria que você já fizesse um balanço a respeito dessa sétima edição da Pueri Expo.

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: Na Pueri Expo esse ano realmente a gente conseguiu bater todos os recordes de visitação, agora no segundo dia a gente já fez um levantamento, já conseguimos bater a visitação, que totalizou os três últimos dias da última edição, então os três últimos dias a gente já conseguiu atrair em dois dias de Pueri Expo agora em 2024.

Revista Brincar: Você tem isso em números absolutos?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: Aproximadamente 8 mil visitantes, juntando aí terceira e quarta (23 e 24 de abril). Essa edição está muito especial, porque a gente trouxe alguns âncoras de volta. Então, falar da Burigoto, que não estava na feira há cinco anos, ela estava ausente aí da puericultura, da Pueri Expo, e esse ano com a volta da Burigotto, da Dorel, realmente acho que a abrilhantou o projeto, dentre as outras marcas, que são parceiros nossos aí já há muitos anos, como o Grupo Madeiranit, a Kiddo, a Chicco. Estou esquecendo de alguma, vou falhar com alguma aqui? Mas enfim, a estrela são eles. Eles que conseguem engajar o maior número aí de lojistas, importadores, distribuidores. A gente aumentou em 140% a presença internacional. A China é uma presença majoritária na feira, mas a gente também conseguiu diversificar, e trouxe empresas da Bulgária, com puericultura pesada, (a Koelnmesse) trouxe empresas cubanas, também com essa parte mais de higiene, produtos voltados a higiene, são absorventes voltados para adolescentes, fraldas descartáveis, é um setor realmente que a gente quer desenvolver também, essa parte de produtos de higiene, a presença da Boticário, representando aí o setor de cosméticos, é outro setor que a gente quer trazer outros representantes, outras marcas relevantes.

Revista Brincar: Inclusive vocês estão com dois segmentos novos para essa feira.

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: Perfeito, cosmético e higiene. Mas claro, a gente ainda não divulgou assim como novos setores, porque temos poucas empresas que representam esse setor, mas a gente já está começando a furar essa bolha e quem sabe na próxima edição já conseguir realmente oficializar que são novos setores, com um pool de empresas mais numeroso aí para sustentar que é um novo setor.

Revista Brincar: E agora então já falando desse próximo evento. A gente nem acaba um, já está pensando no próximo. Vocês estão arquitetando algumas novidades. Não sei se você já pode adiantar alguma coisa nesse sentido, mas é um caminho natural da feira Pueri para o próximo ano. O que você pode dizer?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: A gente quer desenvolver setores, como eu falei, de nutrição. Nutrição é um setor target nosso. A ideia é trazer realmente empresas, líderes do setor de nutrição, como Nestlé, Piracanjuba, Danone... Mas para trazer essas empresas a gente precisa desenvolver um outro perfil de visitante, que é o perfil de visitante mais direcionado à comunidade clínica. Então trazer pediatras, nutricionistas, fonoaudiólogas, trazer essa comunidade, configurando como visitante na nossa feira. É um caminho a ser construído que precisa juntar forças com associações que representam esses setores, para a gente conseguir entregar esse caminho mais estratégico para Pueri.

Revista Brincar: Falando em associação, para esse ano, em uma situação inédita para vocês, foi a participação da Abrapur. Gostaria que você também falasse dessa parceria.

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: É uma parceria inédita, mas é uma parceria que foi muito desejada e está sendo celebrada agora em 2024. Acho que ter a Abrapur do nosso lado, chancelando essa feira, para a gente é uma honra, porque eles são representantes do setor, eles têm propriedade de falar pelo setor e a gente quer cada vez mais estreitar essa relação e impulsionar os associados da Abrapur aqui na puericultura, e desenhar um projeto especial para os associados e para toda associação.

Revista Brincar: Agora voltando um pouquinho e falando dessa edição de 2024 a respeito do conteúdo que vocês entregaram. A gente viu lá rodada de negócio que é sempre importante para estreitar os laços entre o lojista e o expositor, e você está falando também dessas palestras, e qual mais outra atividade que você pode destacar com relação a conteúdo para essa feira?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: É, conteúdo como eu te falei, é um conteúdo novo que a gente está apresentando uma pílula agora em 2024, para que isso se transforme em um congresso mais parrudo, mais estruturado para 2025. A ideia é direcionar esse conteúdo, como eu falei, para a área clínica, falar um pouco de cuidados de primeira infância, direcionados a setores, a especializações como introdução alimentar, fonoaudiologia, amamentação, todos os assuntos que englobam esse cuidado mais clínico com a criança.

Revista Brincar: E agora falando do público que prestigia, que participa, que visita essa feira. Por ser esse o seu ano como como gerente de projetos, poderia me dizer se você fez um estudo e do que está tendo a oportunidade visualizar todo esse público. Você acredita que a visitação contempla os lojistas e o segmento de modo geral do Brasil? Ou seja, está vindo gente representativa do país inteiro para este seu evento?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: Do Brasil inteiro, mas o que eu mais estou ouvindo aqui na feira é que eles (expositores) estão recebendo poucos visitantes de São Paulo. Porque a gente fez um trabalho muito direcionado em trazer lojistas, importadores, distribuidores do Norte, Nordeste e Goiás. Foram as três regiões que eu empreguei um esforço maior em trazer.

Revista Brincar: Nesse sentido, como você conceitua o mercado de Puericultura hoje? Porque existem os dados do mercado de puericultura, seja de faturamento, essa coisa toda, mas principalmente depois da pandemia houveram algumas mudanças de conceito e de comportamento. Até no caso da Abrapur, e que tem sempre aquela brincadeira de Synésio (Batista da Costa, presidente da ABRAPUR e da ABRINQ), de falar do número de nascimentos de bebês, que na pandemia teve um decréscimo muito grande e que a puericultura também viveu essa situação. Como é o seu conceito com relação ao mercado de puericultura e os dados que você pode apresentar?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: Seguindo aí a linha de raciocínio do Synésio, é um setor que tem um incremento de 20 mil crianças por dia, nascem 20 mil crianças por dia no Brasil, não tem como falar algo diferente do que é um setor realmente muito consolidado. Só tem a crescer cada vez mais, existe uma demanda ativa diariamente. É por isso que as cifras realmente representam essa consolidação. Esse ano cresceu em 30%, 40% o setor de puericultura, entre leve e pesado, na economia em geral. Isso refletiu aqui em número crescente de expositor. A gente cresceu 40% aqui na feira.

Revista Brincar: E você acredita que ainda existe uma demanda reprimida? Temos a situação do próprio mercado, que tem um baixo nível de crescimento, algumas dificuldades ainda. Vimos aqui produtos muito tecnológicos, mas pouco acessíveis. Como é que você conceitua a relação do mercado de puericultura com os lançamentos que você viu aqui, com a economia geral no Brasil, com o potencial de consumo do brasileiro?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: Eu acho que quando se trata de filho, é uma relação passional. Lógico, independente da sua classe social, você vai querer sempre o melhor para o seu filho, mas eu acho que a puericultura, é um o setor que tem marcas que conseguem atender tanto marca “A”, quanto até “C e D”. Então tem um carrinho menos tecnológico, sim, um carrinho que só atende ali uma necessidade básica que é transportar o seu filho com segurança, então hoje a Pueri Expo, ela realmente consegue englobar esse pool de fornecedores mais diversos.

Revista Brincar: Mais alguma consideração que você gostaria de fazer a respeito da feira, do trabalho que vocês têm desenvolvido?

Patrícia Oliveira - Koelnmesse: A gente vai trazer muita novidade para 2025, é a indústria, estejam ligadas aí nos nossos canais da Pueri Expo, na revista Brincar, a gente vai divulgar muita novidade para 2025, além de engajar essa área clínica, a gente vai trazer outras novidades também correlacionadas a conteúdo.

Mais informações podem serem acessadas pelo www.pueriexpo.com.br