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A Disney tem muitas novidades para o segundo semestre de 2019, principalmente para Dia das Crianças e Natal

Mara Ronchi, diretora de Licenciamento de Brinquedos da The Walt Disney Company Brasil fala sobre os lançamentos da marca e analisa o mercado licensing

© TWDC/Divulgação
 

Revista Brincar: Quais são os lançamentos da Disney que ainda vão chegar para o público?

Disney é uma feira de licenciamento que hoje não abrange somente o Brasil, abrange também América Latina e o nosso objetivo aqui é fazer uma antecipação de todos os lançamentos que vai chegar ao mercado especialmente para o Dia das Crianças. No caso de brinquedos, papelaria, produto para o lar, a gente está abrangendo não só Disney, como Marvel e Lucas também.

Revista Brincar: Dentre esses lançamentos, quais são as maiores apostas da Disney?

Eu diria que não há uma única aposta, a Disney investe em todo o seu portfólio de marcas e propriedades, e a nossa missão é fazer extensão da magia do nosso conteúdo das nossas marcas na casa de todos os consumidores, então nós temos franquias de Disney, de Marvel e Lucas, para diferentes consumidores, diferentes idades e classe sociais.

Revista Brincar: Como você analisa o mercado de licenciamento para a Disney em 2016?

A área de licenciamento tem crescido muito produtos, tem se desenvolvido muito, com bastante profissionalismo, com nossos parceiros nos últimos anos, especialmente em 2019 nós temos grandes desafios, mas acho que os resultados que obtivemos já demonstra que nós precisamos de bons parceiros e grandes parcerias. Para mim, acho que ter um produto correto, no preço posicionado adequadamente, e aí a qualidade que o ponto chave é o grande segredo para gente estar mais forte em todos estes desafios.

Revista Brincar: Faça uma análise sobre o público a ser atingido?
Nós temos grandes lançamentos pela frente. Hoje estamos Vingadores Ultimato, Aladim já estreia em maio, depois no segundo semestre chega Rei Leão e Malévola II nos cinemas. Frozen 2, do Walt Disney Studios estreia em janeiro de 2020. Mas acredito que em termos de brinquedos, brincar é clássico, algumas categorias nunca saem de moda, a bola, uma boneca, carrinhos, são sempre brinquedos que estão na lista de desejo de todas as crianças.

Revista Brincar: Em relação às licenças Disney como estão os negócios com as empresas licenciantes no momento, ou seja, está em um crescimento, ou há uma estabilização?

De uns anos para cá, nós temos feito uma reavaliação dos nossos melhores parceiros comerciais, nossos licenciados, não diria que houve uma diminuição de licenciamento, mas nós estamos avaliando parceiro onde tenha qualidade. A qualidade é sempre a nossa primeira opção é a nossa prioridade máxima que a gente pode destacar que hoje temos mais de 110 licenciados no Brasil, estamos em todas as linhas de produtos mais de 20 mil Skus no mercado brasileiro.

Revista Brincar: Como vocês conceituam o mercado brasileiro em relação aos outros mercados (América Latina, Ásia Oceania e Europa)?

O mercado brasileiro em relação aos outros mercados da América Latina, Ásia, Oceania, Europa, o Brasil é super-relevante no mundo. Em 2019 a Disney completa 25 anos de atuação aqui no Brasil e se nós formos falar de um balanço deste período eu acho que é incrível. As experiências são muitas vividas. Nós temos crescido muitos produtos em termos de consumo. Em termos de Marvel, para dar exemplo, o Brasil é o 4º maior mercado fora Estados Unidos para produtos de consumo Marvel. O Brasil apenas ficar atrás de Reino Unido França e México e nós continuamos fazendo investimentos significativos principalmente para crescer a distribuição dos nossos produtos. Sabemos que o tamanho do Brasil é um desafio, mas também sabemos que é uma ótima oportunidade para os nossos negócios e também para os nossos parceiros licenciados.

Revista Brincar: Falando sobre as perspectivas para o próximo período, o que se pode esperar, sobretudo para o segundo semestre de 2019? E para o mercado de brinquedos especificamente?

A gente tem muitas novidades para o segundo semestre de 2019, principalmente para Dia das Crianças e Natal. A gente não pode esquecer que em junho a gente leva Toy Story 4 durante as férias escolares. Toy Story é uma franquia importantíssima para categoria de brinquedos os nomes próprios personagens são os brinquedos. Já falei um pouquinho sobre o lançamento de Vingadores: Ultimato, Aladim, Rei Leão e Malévola 2, mas eu acho que é importante destacar a partir do dia 4 de outubro a Walt Disney revela todos os principais brinquedos e produtos de Frozen 2 e Star Wars Episódio 9, é uma data muito importante para gente e que vai movimentar muito mercado de brinquedos no Brasil.

Revista Brincar: O que tem mais peso hoje para a Disney, as franquias tradicionais ou novos heróis e heroínas?

Nós investimos muito em todos os portfólios de marcas e propriedades. Ou seja, a gente desenvolve novos conteúdos, os filmes de longas e curta-metragem. Conteúdo on-line que importantíssimo para nós também e publicações. Eu acho que esta diversificação ela garante nossa presença em diferentes meio e também diferentes formatos. Lembra que nosso objetivo é fazer com que a marca esteja e faça parte da vida das famílias brasileiras. Eu realmente acredito que não temos oportunidade de negócios para todas as franquias, inclusive para os nossos heróis e princesas.

Revista Brincar: Agora falando desta edição da Expo Disney, qual foi o grande diferencial em relação às anteriores?

A Expo Disney tem dois dias desta edição de 2019 e nós estamos apresentando todos os nossos licenciados com novidades, mas eu chamaria atenção especificamente para um projeto chamado Brasilidades, mostrando produtos que foram desenvolvidos especificamente para o público brasileiro. Todo nosso time criativo colocou em sinergia e eles foram responsáveis pelo desenvolvimento dessa estratégia. Fizeram várias pesquisas sobre cultura, artesanato, um pouco do estilo de vida do Brasil. Nós temos uma área dedicada o projeto Brasilidades no nosso showroom do evento e o espaço de Trends também. Eu gostaria de ressaltar, porque ele tras tendências, não são em criação de produtos, para os PetLovers, como chamamos quem adoro os pets, para Vilãs, que é uma prioridade estratégica para a Disney, e também o hashtag “#Partiu Disney”, que são itens que foram criados exclusivamente por essa equipe brasileira, para aquele público que adora ir para os parques, especificamente Walt Disney World.

 

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