Editorial
O presidente americano Donald Trump escolheu o dia 2 de abril para implementar as chamadas tarifas recíprocas, que segundo ele tinha como objetivo “restaurar a justiça”. Na opinião do republicano, os EUA estão sendo “enganados” há anos por países que aplicavam tarifas mais altas sobre produtos fabricados americanos ou países com os quais os EUA têm um déficit comercial.
Por semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promoveu o dia 2 de abril como o “Dia da Libertação” nos EUA, quando uma série de tarifas retaliatórias foram anunciadas.
Trump anunciou as tais tarifas recíprocas para diversos parceiros comerciais, inclusive o Brasil, decisão que afetou todos os países e sacudiu a globalização, iniciando diretamente uma guerra comercial com seu principal rival no mundo dos negócios: a China.
Por aqui no Brasil, o mercado de brinquedos viveu momentos mágicos com a relização da 41a Feira Internacional de Brinquedos - Abrin-2025, promovida pela ABRINQ e que teve a organização da Francal Feiras.
Nesta edição da Brincar trazemos uma ampla cobertura do evento que teve início no dia 9 de março, com duração de 4 dias. A cobertura também teve audiência recorde em nossos canais de redes sociais, especialmente no @revistabrincar, no Instagram.
Agora falando em números absolutos do evento, a visitação total da Abrin-2025 atingiu 19.186, contra 18.829 de 2024, crescimento de 1,89%. Contabilizando a visitação somente de lojistas de brinquedos foram 6.230, contra 7.037 de 2024, queda de 11,46% (-807 visitantes). Em números mais gerais, o de compradores, independente do segmento, foram 12.861 varejistas, contra 12.215 de 2024, crescimento de 5,28%, impulsionado pelos varejistas de papelaria, que subiu de 658 (2024) para 1014 este ano.
A diminuição de compradores de brinquedos nesta edição, sobretudo de regiões mais afastadas de São Paulo, como Norte e Nordeste, pode ser explicada pelos custos que envolvem visitar o evento paulista, pois eles, certamente tiveram em mente a opção de aguardar as feiras regionais para conhecer os produtos lançados na Abrin.
Agora no primeiro semestre, depois da Abrin o setor vive o período de entressafra dos brinquedos, em que apesar dos lançamentos feitos na feira, tem as negociações postergadas para o segundo semestre.
A ABRINQ revelou que vai repetir a estratégia de Campanha de Incentivo do Brinquedo no Dia das Crianças, mais uma vez numa tentativa de se 'apropriar' desta data tão importante para o nosso segmento.
Em Perfil, trazemos a youtuber Mileninha, que conquistou o coração de milhões de crianças e seus pais por todo o Brasil. Seu público infantil nas redes sociais é comparável, guardadas as proporções e à época, das grandes apresentadoras de TV da década de 90.
Outro acontecimento importante registrado por nós aqui, é a comemoração dos 25 anos da Biemme do Brasil, dirigida pelo amigo e empresário argentino Eduardo Saddemi. A celebração foi um marco importante em sua trajetória: 25 anos de presença no mercado brasileiro, fundamentada no compromisso de trazer brinquedos de qualidade, segurança e inovação ao público infantil, a empresa se consolidou como uma das principais referências no setor, especialmente no segmento de elétricos e triciclos.
Em Licenciamento, mostramos que a cantora pop Rihanna fará a voz original da personagem Smurfette no novo filme animado dos “Smurfs”. Além de emprestar a voz para a personagem, a estrela pop assinará as canções originais do longa-metragem e a produção da animação.
É só conferir.
Boa leitura a todos
Os Editores