Editorial
O momento da economia brasileira vive mais uma turbulência, desta vez mais motivado por fatores externos, como o tarifaço do governo americano de Donald Trump. O temor maior, além da sobretaxação das exportações brasileiras, era que a China “desovasse” a sua produção pro aqui, inundando o mercado brasileiro de brinquedos, principalmente.
Por aqui vivemos a expectativa do Dia das Crianças que promete animar os negócios que estiveram um tanto parados no primeiro semestre, o que de certa forma é natural. Mas o que se viu neste tempo foi que os lojistas de brinquedos postergaram as compras o quanto puderam, deixando as compras para os ’45 do segundo tempo’.
Prova disso foi o sucesso das feiras regionais que estão em ritmo de crescimento, motivadas por fatores como comodidade de comprar no ‘quintal de casa’, baixos custos tanto para expositores, como para lojistas que não tem de gastar com transporte e hospedagem para visitar a feira de brinquedos em São Paulo e o principal: o ‘timing’. Eles compram onde querem, gastam quanto querem e quando querem. Esse é o jogo.
Confira a matéria sobre as feiras regionais pelo Brasil afora na reportagem das páginas 24 e 25 desta edição.
Nossa capa traz a talentosíssima atriz mirim e influencer Juju Teófilo, que além de brilhar na novelinha do SBT, faz merchandising da sua própria linha de produtos que vão de mochilas, até produtos de beleza infantil. Pasmém! Ela tem uma linha de maquiagem, mesmo que no centro do debate esteja a adultização infantil.
Neste mesmo foco, trazemos em Produto a linha de maquiagem da Brink Model, que garante que todos os produtos infantis tem aprovação da ANVISA.
Mostramos também a carreira do empresário Fábio Teixeira, que fundou a Tag Toys para trazer uma vasta linha de brinquedos, aproveitando sua expertise em importação trilhados ao longo de 26 anos no setor de brinquedos. Seu foco é principalmente as miniaturas em escala 1/64 que são grande sucesso.
Em nosso Especial do Dia das Crianças promovemos uma centena de produtos organizados em categorias, por exemplo: Bonecas e Bonecos, Carrinhos e Pistas, blocos de construção etc
Em Puericultura, mostramos a importante campanha promovida pela Phillips Avent, "O Meu Lugar" que às ruas para promover acolhimento à amamentação no Agosto Dourado.
Mercado de brinquedos no Brasil registra melhor desempenho em quase uma década.
A boa notícia é que o primeiro semestre de 2025 superou o mesmo período de 2024 em 6%, impulsionado por blocos de montar, pelúcias e brinquedos com licenças. O estudo trazido pela Circana revela que após dois anos consecutivos de retração, o mercado de brinquedos brasileiro registrou, no primeiro semestre de 2025, o maior crescimento em quase uma década de histórico monitorado pela consultoria global.
É só conferir.
Boa leitura a todos
Os Editores