Editorial
O mercado global de brinquedos mostrou resiliência em 2024, mesmo diante de um cenário econômico desafiador e o declínio da taxa de natalidade. As vendas nos 12 principais mercados globais (G12), que inclui Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, registraram uma leve retração de apenas 0,6% em comparação a 2023, de acordo com dados do Retail Tracking Service da Circana.
Agora fazendo um recorte sobre o mercado brasileiro de brinquedos, ele reforçou sua capacidade de adaptação em 2024, segundo análise da Circana. Com faturamento de R$ 4.8 bilhões, o setor apresentou uma retração de -1,6% em valor, porém surpreendeu com um crescimento de 6,1% em unidades vendidas, comparado a 2023. Este cenário foi fortemente influenciado pela redução de -8,0% no preço médio dos produtos, refletindo a busca do mercado por maior competitividade.
É com este cenário que o ano do brinquedo começa, naquela que é a maior feira de brinquedos da América Latina, a Abrin. Em sua 41a edição, a feira vai contar com 168 expositores e reúne cerca de 250 marcas, entre os de produção nacional e os importados.
O evento também está trazendo muito conteúdo aos participantes — e são esperados cerca de 19 mil visitantes, entre os dias 9 e 12 de março, nas dependências do Expo Center Norte, em São Paulo.
Nesta edição da Brincar você confere muitos desses lançamentos que prometem ser uma previa do Dias das Crianças, na temporada de 2025.
Na Abrin também estão programadas uma série de atividades em comemoração aos 50 anos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) e o lançamento de uma nova campanha de incentivo e valorização do brinquedo, programada para o segundo semestre, celebrando o Dia das Crianças com o tema: Promova Alegria, espalhe sorrisos.
Ainda nesta edição, trazemos também o Perfil da artista mirim Mel Summers, protagonista da novela A Caverna Encantada, exibida pelo SBT.
Outro assunto de destaque em nossas páginas é a cobertura da maior feira de brinquedos do mundo, Spielwarenmesse, que aconteceu entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
Ainda falando em eventos de negócios, abordamos a Pueri Expo, através da entrevista com a Gerente de Negócios da Koelnmesse, organizadora da feira, Daniela Gonzalez, que conta os detalhes da próxima feira, que vai acontecer em abril, em São Paulo.
É só conferir.
Boa leitura a todos
Os Editores